Semana Aberta - 12 de Novembro de 2009 - 5ªFeira

Uma Semana com...um Politico

Director Américo Gonçalves

O nosso Director partilhou:

"Tinha 19 anos quando vim para Peniche. Vim por 15 dias e fiquei 45 dias. Fui colocado nesta escola a 8 de Outubro de 1970. Em 1972 fui para a tropa. Estava nas Caldas da Rainha a 16 de Março de 1974, na tentativa de golpe militar contra o regime. Foi de facto a preparação do 25 de Abril, no entanto devido a este golpe falhado fui preso (também lá estava o Professor José Maurício).

Voltei a esta escola em 1986, estava muito degradada.

Formei uma equipa em 1993-94, a nossa maior preocupação foi recuperar os espaços...balneários, esgotos, pisos, laboratórios, refeitório, oficinas, salas...ao longo do tempo fomos requalificando a escola.

Eu quero que a minha escola tenha o melhor.

Para mim a escola está em 1º lugar, antes mesmo da família (as minhas filhas reclamam e com razão). De facto, a escola é a minha grande Paixão.

(...)

Fumei desde 12 anos, mas o meu pai só soube aos 18 anos...

Deixei de fumar, apanhei um susto numa visita ao IPO...

Sinto-me muito melhor agora...É perfeitamente normal vocês jovens fazerem experiências mas...atenção!!!

(...)

Não faço carreira politica...

A Equipa de Futebol e o Partido Politico uma pessoa não muda...

Os politicos prometem...mas depois falham.

(...)

Prontes!"


Obrigada Sr. Director, pela disponibilidade e honestidade no discurso.

Comentários

  1. Com reconhecido prestígio, o professor Américo é, sem dúvida, um verdadeiro exemplo para nós.

    Homem de trabalho e de dedicação na sua vida profissional e política, dedicando, por vezes, maior atenção à vida escolar do que à vida particular.

    É um Homem de causas em diversas áreas, coerente com os seus princípios e valores e, por isso, um exemplo a ser seguido por nós, alunos de EMRC da ESP.

    Obrigado Professor Américo!

    Inês Estrelinha, 12º CE1

    ResponderEliminar
  2. O Professor Américo levou-me a pensar nas compensações que surgem do facto de se fazer sacrifícios por causas que ultrapassam a esfera pessoal. É necessário actuar a nível colectivo, fazer algo por todos!

    Foi interessante termos acesso ao Director como pessoa e não como professor, tal como fazemos no nosso quotidiano.

    Espero que se continuem a realizar actividades deste género, uma vez que contribuem para o alargamento dos nossos horizontes.

    Diana Chagas, 12ºCE1

    ResponderEliminar
  3. O Professor Américo demonstrou-me que a vida tem obstáculos. Contudo, por vezes, não escolhemos o melhor caminho a seguir. Mostrou-me que temos de arriscar na vida para o nosso BEM.

    O Prof. Américo é um homem de Coragem. Abdica da família para conseguir o bem-estar da comunidade escolar. O que já faz a alguns anos. Dai termos uma escola em condições. Não pensa só nele, pensa em todos.

    Gostei de conhecer um pouco mais o Prof. Américo que naquele momento partilhou connosco a sua vida.

    Marta Cação, 12ºCE1 Nº11

    ResponderEliminar
  4. Eu apenas via o Professor Américo como o director da nosssa escola, mas na quinta-feira passada tive a oportunidade de conhecê-lo como pessoa.

    Deu-nos grandes ensinamentos ao contar-nos a sua vida e as dificualdades com que se deparou. Falou-nos dos esforços que teve para agora termos uma escola melhor, da sua experiência como militar e do golpe falhado contra o regime a 16 de Março que o levou preso, e muitas mais coisas...

    Por isso apenas tenho que agradecer ao Professor Américo por ter partilhado a sua experiência de vida com todos nós!

    Alexandra Teófilo, 12ºCE1, nº1

    ResponderEliminar
  5. É com enorme gratidão que na quinta feira passada, dia 12 de Novembro, recebemos um grande exemplo a seguir por todos nós, alunos da ESP, de seu nome Américo.

    Professor e Director da Escola, este sempre deu tudo por tudo,dando até mesmo, por vezes, maior atenção à escola e, por sua vez comunidade escolar, que à família, para que hoje tenhamos as condições que temos.

    Achei estremamente interessante a pequena grande conversa com este prestígioso senhor. Pequena em termos de tempo decorrido e grande em termos de conteúdo! Mostrou, deveras ser um grande homem, dedicado não só a si e à família mas a todos nós, a todos que já passaram, que passam, neste momento e a todos que passarão pela Escola Secundária de Peniche.

    É de louvar todo o seu esforço!

    Obrigado ao Professor Américo por partilhar a sua experiência de vida connosco e aos Professoes Cristina e Francisco por nos darem a conhecer melhor pessoas como esta!

    Cátia Novo, 12ºCE1, nº3

    ResponderEliminar
  6. Só conhecia o Prof. Américo como Director da nossa Escola e fiquei surpreendido com a sua história de vida, pelos sacrifícios e pela coragem com que superou as dificuldades.

    Penso que é um exemplo para todos nós!

    Por fim penso que todos os alunos deviam de estar gratos ao Prof. Américo pois é graças a ele que a escola se encontra como está e pelo que tem feito pelos alunos que nela passam.

    Marco Franco 12ºCE1, nº9

    ResponderEliminar
  7. Quando, soube que iria ser um politico a visitar nos, fiquei até ao dia da visita extremamente curiosa para saber quem iria ser o tal politico.

    Devo confessar que fiquei bastante supreendida, pois não esperava que aparecesse o Professor Américo, pois ele é muitas vezes visto apenas como Director da Escola Secundária de Peniche e não por um politico.

    O testemunho do Professor Américo foi bastante importante, pois podemos conhece-lo a um nível mais pessoal e saber que se hoje a escola encontra-se, apesar da idade, num grande estado de conservação, o devemos a este Homem tão nobre que se importa tanto com o Ensino.

    A sua vivência pessoal é impressionante... passou por várias escolas, participou no famoso 16 de Março (sendo assim preso) e sem falar de como decidiu deixar de fumar!

    Penso que foi obra do destino que trouxe o Professor Américo para a nossa escola, com intenção de torna-la num lugar melhor! Devemos agradecer, a este Homem se hoje temos uma escola melhor.

    Na vertente politica penso que podemos constatar, que é algo que devido a alguma má organização do nosso país, leva o Professor Américo a não querer participar tão activamente nessa vida.

    Obrigado, Professor Américo pelo seu testemunho!

    Patrícia Amador 12ºCE1 Nº:12

    ResponderEliminar
  8. Quinta feira, oito da manhã... Confesso que esta hora não é das melhores do dia e quando vi que ia ouvir um político não me pareceu nada entusiasmante. Contudo, na nossa visita, o professor Américo não nos mostrou só o político, mostrou-nos a Pessoa que é (com as suas vertentes, político, director, pai, professor, e até futobolista). Deu o seu testemunho, aconselhou-nos a partir da sua experiência.
    Aprendi então que a imagem passada muitas vezes não corresponde à realidade, nem sempre as coisas que parecem tão simples de resolver na perspectiva dos alunos são assim tão fáceis e muitas das vezes as decisões que tanto contestamos, numa visão aprofundada dos factos, são mesmo a única solução.
    Gostei de o ouvir, gostei de ver o outro lado. Foi uma aula diferente e acho importante ouvirmos experiências dos mais velhos e erros para que possamos reflectir sobre o nosso futuro.
    Agradeço ao professor pelo seu testemunho e ao esforço dos professores para tornarem esta actividade possível ao longo de uma semana, cada dia com uma pessoa com vivências diferentes.

    Mariana Paulino 12ºCE1 nº10

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares