...XXIX.ª Peregrinação em Palavras...

"A peregrinação foi algo que me marcou mais do que estava à espera. Pensava que ia ser algo que iria ficar na minha memória, que me iria fazer chorar, rir, criar boas lembranças e fazer-me encontrar com Deus, mas não estava à espera de me encontrar com tantas pessoas espetaculares, nem comigo mesma, e esses encontros mudaram-me a vida, para melhor.
           
Sentir o apoio e dar apoio fez com me esquecesse das dores que sentia, do calor, do facto de querer uma casa de banho mais do que tudo, e o sentimento de realização quando cheguei a Fátima trouxe-me um dos momentos mais mágicos e felizes da minha vida. Nunca pensaria num milhão de anos que iria fazer 100 quilómetros sem ir uma única vez ao carro de apoio, nunca pensaria que iria ter mais força quando visse alguém que é meu amigo a sofrer de dores, e muito menos pensaria que teria tanta vontade e prazer de rezar por tanta gente.

            Também nunca dei tanto valor a ligaduras, pensos, sprays, pomadas, massagens, camas, casas de banho, abraços, sorrisos, à minha mãe e a carros (principalmente carros), no entanto foi a caminhada mais fácil que fiz na vida, porque a fiz sempre com Deus a meu lado. Sem dúvida que as pessoas que iam a meu lado facilitaram a caminhada, mas sei que Ele, lá de cima, esteve sempre em cima de mim, aliás, de nós. Deu-nos forças mas também dores, para aprendermos a lidar com os problemas da vida. A partir de agora, irei lidar com a minha vida como lidei com a Serra d’Aire, posso começar sozinha, mas nunca acabar sozinha. O resumo dos 100 km para mim é mesmo: não faz mal estarmos mal, o que faz mal é sermos orgulhosos demais para pedir ajuda quando mais precisamos, é isso que faz de nós pessoas fortes, pois temos a coragem e a força de pedir ajudar e admitir que estamos mal.


            Para o ano irei de novo a Fátima a pé, desta vez não a pensar que vai ser uma caminhada complicada e dolorosa, mas como uma das experiências mais construtivas do mundo."

                                                                                              Ana Catarina Pedreira

                                                                                                                      11ºCT1

Comentários

Mensagens populares