Vem aí... XXV Peregrinação a Fátima a Pé



I Peregrinação a Fátima a Pé


«Entre as iniciativas aquela que mais me marcou e emocionou (apesar de se tratar de uma pequeno grupo) foi a Iª Peregrinação a Fátima a Pé. Tão marcante foi que não posso deixar de assinalar aqui alguns dos seus aspectos mais significativos. De facto há anos que sonhávamos com esta aventura e por isso foi com alguma emoção que na madrugada do 1º dia de Abril de 1985 um grupo de 28 rapazes e raparigas finalmente arrancava em direcção ao Santuário de Fátima, apoiados por duas mães e uma carrinha. Foi extraordinariamente difícil e por isso mesmo extraordinariamente bela mas foi sobretudo um testemunho maravilhoso de um grupo de jovens cristãos pelas estradas de Portugal ao encontro com Maria no Santuário de Fátima.
Este o 1º grupo que teve a felicidade de concretizar a Iª Peregrinação a Fátima a Pé, aqui em plena Serra d’ Aire. Cansados mas de rostos sorridentes o grupo descansa um pouco antes de se atirar à parte final da caminhada. De salientar no grupo a presença de alguns antigos alunos que se quiseram associar à nossa peregrinação. Pernoitamos em Alcobaça no velho Mosteiro, depois de uma etapa particularmente difícil. No dia seguinte, de manhã, arrancamos em direcção a Porto Mós, onde almoçámos. Logo após atirámo-nos, para a última etapa que envolvia a difícil Serra d’Aire. E seria já sobre a tardinha do 2º dia de caminhada, quando alguns já desanimavam, que repentinamente, como se de um sonho se tratasse, surgia perante os nossos olhos o Santuário de Fátima. Foi a alegria, a emoção e a comoção em todos nós. Alguns choravam mesmo, outros abraçavam-se, eram as lágrimas e a felicidade, era sobretudo a certeza de se ter vencido… e foi isso que a seguir fomos agradecer aos pés de Nossa Senhora.
Um dos momentos mais altos – a entrada no Santuário. A comoção envolve-nos a todos. A terminar quero deixar aqui o meu próprio testemunho:

-Toda a minha vida está repleta de experiencias belas e maravilhosas mas por ventura terá sido esta a aventura nº 1 da minha vida… e foi isto mesmo que outros me disseram e que eu faço questão de deixar registado “Livro d’ Ouro”.
Professor Francisco Domingos»
in Livro d'Ouro, II vol., ESP, 1985
Aqui está o registo da Iª Peregrinação a Fátima a Pé, à 24 anos atrás começava a nossa história com Maria. Lindo, maravilhoso, único...tanto se poderá dizer e será sempre pouco. Porque existem momentos na nossa vida que só no coração se pode entender...

Aguardamos os vossos comentários e já agora... tentem identificar os primeiros peregrinos.

Estejam pois atentos...porque já hoje (várias horas) a dupla esteve reunida e já tem novidades!

Oportunamente divulgaremos.








Comentários

  1. Como o tempo passa...

    Parece que foi ontem que surgiam as primeiras notícias acerca daquela que seria a minha primeira peregrinação a Fátima, a XXIII...

    E agora já estamos todos "em pulgas" para a XXV!

    Boa sorte a todos os que forem à XXIV! =)

    XXV - EU VOU!!
    Maria espera por mim! =D

    ResponderEliminar
  2. Hoje o Professor Nuno Bello, pediu-me para ser o número 1 da XXV.
    Disse-lhe que já havia há muito tempo muitos números 1.
    O melhor é aguardarem todos pelo dia 1 de Maio, na nossa Festa Anual. (Não vale dormir à porta da Igreja).

    Um amigo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares