Semana Aberta - 11 de Novembro de 2009

Semana Aberta com...o Pescador
Mestre João Comboio

«Tive a felicidade de beijar a mão do Papa João Paulo II. Rezo todos os dias pelo terço que o Papa me deu.
Um Homem do Mar é muito marcado por Nossa Senhora. Não foi por acaso que Jesus quis dar Nossa Senhora à gente.




Toda a gente sofre. É bom passar por dificuldades vemos as coisas de outra maneira. Já tive à morte...Nosso Senhor diz-nos que com Ele o nosso sofrimento é menor, porque sem Ele seria o dobro. Todos os dias agradeço e lhe peço: Senhor dá-me aquilo que me faz falta...Tu sabes!»
Obrigada Mestre João!
Obrigada pelo Testemunho, Sabedoria e Fé!

Comentários

  1. Grande liçao de vida com o Mestre João.
    Muito Bom!

    Edgar Rodrigues 10º CT3

    ResponderEliminar
  2. Grande lição de vida, é bom ouvirmos este tipo de testemunhos para darmos valor ao que realmente é importante na nossa vida. Quanto á canção o Mestre João disse-nos que a sua gargante não estava lá muito boa, mas tenho a disser que demonstrou o contrário. Ensinou-nos ainda que temos que ter FÉ em todos os momentos da nossa vida, não só nos maus.

    Joana Ferreira 10ºCT3

    ResponderEliminar
  3. Foi bom estar com alguém que além de demonstrar-nos a sua fé, deu-nos uma gigante lição de vida, até mesmo quando nos contou uma sua historia de criança em que teve de contrariar o pai dizendo que era do belenenses para poder ganhar ao que agora chama-mos de trocos mas na altura servia para muito. Mestre João chegou mesmo a oferecer-nos um pouquinho de musica ao cantar um fadinho com uma grande voz, a voz da experiência!


    Vanessa Cruz 10ºCT1

    ResponderEliminar
  4. :) Adorei semana aberta
    Conheçi as experiencias e lições de vida de um grande senhor, não andou numa universidade mas sabe muito mais que se ve nos livros.
    Demonstrou que tem jeito para o canto, a letra era linda, e que acima de tudo tinha muita fé.
    Foi muito bom termos estado na presença so Mestre João :)


    Filipa Figueira 10ºCT3

    ResponderEliminar
  5. O mestre João é realmente um mestre. Mostrou-nos que nem sempre as coisas correm como nós queremos mas quando se fecha uma grande porta abre se sempre uma pequena janela daqueles de quem não esperamos.Obrigada mestre João por nos mostrar um puco da sua fé e nos lembrar que a nossa familia de moral vai passar grandes dificuldades mas que Ele estará sempre olhar por nós...
    Não nos esqueceremos do seu fadinho que nos comoveu...Bem haja
    Obrigada!


    Inês Oliveira 10ºCT3 Nº10

    ResponderEliminar
  6. Uma aula diferente, uma experiência enriquecedora...

    Mais uma vez, comprovámos que nós jovens temos muito a aprender com os "velhos" sábios.
    Sem dúvida que os alunos presentes na sala de moral, na 1ª aula de 4ª feira ficaram sensibilizados com o testemunho do Sr. João.
    A aula foi muito importante para a nossa formação pessoal. Hoje em dia, somos cada vez mais egoistas... mas o Sr. João é um simbolo de dedicação aos outros!
    Apesar de ter passado por dificuldades na sua vida de pescador, nunca esqueceu os outros, é catequista e fez parte da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem durante 40 anos, é um homem de fé e um exemplo a seguir.
    Obrigada, Sr. João!

    Catarina Gregório 10ºCT1, nº7

    ResponderEliminar
  7. Uma aula diferente, sem dúvida!
    Foi a ouvir o testemunho do Sr.João que começámos o nosso dia. E que testemunho esse que nos daria uma grande lição de vida. Ouvimos com interesse e entusiasmo as palavras sábias que nos disse. A sua vida não foi fácil, mas não foi por isso que desistiu e mostro-nos que com a fé podemos fazer o que quisermos. É preciso é nunca perdê-la e cultivá-la cada dia.
    Obrigada pelo seu testemunho!
    Joana Nunes, 10º Ct1 nº 12

    ResponderEliminar
  8. Foi sem dúvida um começar de dia bastante diferente, todos os alunos estavam bastante motivados, nem parecia que era 8 horas da manhã.
    Não é todos os dias que alguém vem testemunhar a sua vida perante dezenas de jovens, uma vida de luta, fé e acumulação de sabedoria... O Mestre João é um exemplo de vida para todos nós, pois este tem imensa fé e já teve vários momentos que pode perceber que foi ajudado por Nª srª, este pensa e partilha com a Nª srª bons e maus momentos, tristezas e alegrias...
    Os jovens de hoje em dia têm de estar cada vez mais sensibilizados para ouvir e compreender estes testemunhos, pois podem ajudar-nos a tomar certas decisões na vida de cada um, temos de viver e saber viver o presente, nunca esquecendo o passado e pensando e preparando sempre o futuro, tendo em conta certas situações e certos valores, a vida é decidida por cada um de nós, ninguém tem a possibilidade de a decidir por nós, as decisões que tomarmos são as decisões que temos de ter em linha de conta para tudo, quer sejam boas ou más.
    Nunca devemos dizer que nao temos isto ou nao temos aquilo, que nao conseguimos, por o Mestre João disse-nos que já não tinha voz para cantar o fado e no fim da música provou-nos o contrário... Nunca devemos duvidar das nossas capacidades...
    O testemunho deste senhor foi sem dúvida bastante enriquecedor para todos nós.

    OBRIGADA PELO SEU TESTEMUNHO!!

    Mariana Lourenço 10º CT1 Nº 18

    ResponderEliminar
  9. Esta aula foi diferente. Foi um despertar de dia emocionante e marcante. um testemunho de como se viveu com dificuldades, mas nunca perdendo a fé.
    Foi uma grande experiência.
    Obrigado Mestre João!
    Diogo Santos 10CT1 Nº 09

    ResponderEliminar
  10. Olá Família!
    Este dia foi sem duvida, diferente..
    Não só porque a aula foi fora do normal, mas tambem porque nos foi contada uma história de vida onde sempre houve didicação para com o outro.. O Mestre Joao fez-nos perceber que pondo a nossa Vida nas mãos de Deus temos sempre tempo para o próximo, e quando dizemos que não, estamos a enganar-nos a nós mesmos.. porque quando queremos mesmo ajudar encontramos sempre um espacinho disponivel da nossa vida para o fazer.. Ele é um homem cheio de garra que sempre lutou pelos seus sonhos... É sem dúvida um grande exemplo!

    Obrigada Mestre Joao! :D

    Joana Costa 10ºCT1

    ResponderEliminar
  11. Começar o dia a ouvir fado, não é para todos. Foi a nós que o Mestre João decidiu contar a história da sua vida.
    Foi sem dúvida uma aula diferente, que nos fez perceber o facto, de que mesmo com dificuldades, a sua fé sempre prevaleceu.
    Teve muita coragem e convicção no que queria, mas sempre conseguiu realizar os seus sonhos mesmo tendo de enfrentar inumeras "batalhas".
    Este Homem é o exemplo que todos deviamos seguir, é pena que nem sempre seja assim...

    Obrigado por tudo!! =D

    Tânia Pinheiro 10ºCT1 nº21

    ResponderEliminar
  12. Bem para começar quero referir que foi uma óptima ideia trazer á escola pessoas com quem podemos falar a respeito de experiencias vividas, problemas da sociedade e etc.O que nos permitiu reflectir sobre assuntos inimaginaveis.
    Na minha opinião o testemunho do Mestre João foi essencial para ter outra prespectiva sobre o mundo.

    MUITO OBRIGADO por ISTO

    ResponderEliminar
  13. Começar o dia a ouvir uma experiência de vida como a do Senhor João foi muito gratificante para todos nós. Pois ao contar-nos a história da sua vida, mostrou-nos que sem fé não teria conseguido alcançar algumas etapas desta, é muito importante acreditar. A História do menino que disse que era de outro clube só para ganhar uns trocos, era muito engraçda, apesar de naquela altura aqueles trocos valerem muito dinheiro.
    O Senhor João deu-nos uma grande lição de vida, da qual nunca se iremos esquecer, é um grande exemplo.
    Estes testemunhos são muito enriquecedores não só nossa vida futura, como também para as decisões que temos de tomar nesta.

    ResponderEliminar
  14. Começar pela manhã a partilhar a experiencia de vida de um Homem tão humilde como o senhor joão, é sem dúvida ... espetacular.
    É engraçado que apesar de ter passado por algumas dificuldades, nunca deixou de dedicar uma parte do seu tempo à sua fé, que desde sempre existiu. A sua experiencia conta-nos que nem sempre é fácil vencer os obstáculos que a vida nos põem á nossa frente, mas também não é impossivel é batalhando, persistindo e vencendo que se chega a algum lado.
    Esta foi uma experiencia muito gratificante que nos deu uma lição de vida e tal como este senhor que acreditou a cima de tudo na sua fé, todos nós deveríamoos seguir o seu conselho...

    Obrigado família de moral !!!

    Helena Rosa 10ºCT1 nº10

    ResponderEliminar
  15. Depois de ter ouvido o relato da vida de 64 anos do Mestre João, identifiquei a à vida do meu avô e a do meu pai. Ambos pescadores, revelam uma grande ligação com Maria e uma forte Fé. Ser como nos disse, o 2º mandão aos 15 anos e ser mestre aos 25 anos, não deve ter sido fácil. Mas, com esta profissão ainda conseguia ser catequista e pertencer à comissão de festas.

    Ele ainda nos dei umas lições de vida:
    •“o Senhor nunca nos falta, nós è que não somos liais”
    •“o nosso braço direito è a nossa Fé”
    •Não é só pedir, mas também agradecer.

    Ainda nos cantou a vida de um pescador de peniche:

    Sou pescador,
    que encara todos os maus tilhos,
    tenho fé em Deus,
    e o pão que busco pros filhos.
    Se Deus quiser,
    à terra aide regressar,
    prá sim os meus,
    os puder beijar!
    Não tenho medo da tempestade,
    pois sei, que vou guiado pela Mãe Virg.Maria
    Todos os dias lhe peço,
    com amor e devoção,
    que traga os pescadores,
    ao porto de Salvação!!!

    Muito obrigado Mestre João ! :)

    ResponderEliminar
  16. Olá, Olá...
    Foi sem duvida uma aula diferente...
    Uma aula com o Mestre Joao Comboio...Uma aula em que ouvimos experiencias da sua vida, que nem sempre foram façeis, mas nao foi o sofrimento ou ate mesmo o ver a morte a frente que o fez desistir, pois o SR,Joao, acima de tudo tem fe... Ensinou-nos que ate é bom passar por dificuladades, pois vemos a vida de outra maneira... e ate ver o sofrimento dos outros e pelas dificuldades por que passam...
    Foi sem duvida uma aula muito interessante e gratificante, em que nos divertimos muito e um fadinho logo de manha nao é para todos... So para oos melhor do 10º CT1 ahah
    Beijocas para todos!
    Obrigada pelo seu Testemunho Mestre Joao Comboio...
    SORAIA SOUSA 10º CT1

    ResponderEliminar
  17. Foi muito agradável ouvir o Senhor João. Uma grande lição de vida nos deu. Uma das coisas que mais me marcou do seu discurso foi o facto de que, apesar de por vezes sentir dificuldades, saber que Ele está sempre lá em cima a olhar por nós. No final ainda tivemos a sorte de ouvir um magnífico fado cantado na magnífica voz do Mestre João!

    OBRIGADA POR TUDO!

    Ana Teresa Mota nº2 10ºCT3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares