Três meses de EMRC na ESP

Como posso falar da minha pequena estadia em EMRC… decerto com melancolia na minha voz. Sinto me como se fosse uma árvore cheia de fruto e vivacidade e me tivessem cortado cedo de mais.
Contudo, a alegria também entra nesta história. As expectativas quanto a disciplina de moral estavam altas pois existe um grupo chamado “antigos alunos” que nem por nada se querem “desprender” da disciplina de EMRC, e eu queria saber o porque deste orgulho todo. Três meses foram suficientes para chegar à conclusão de que “desprendermo-nos” de EMRC é algo impossível, a disciplina acompanhar-nos-á ao longo da nossa vida.
Na minha opinião, todas as terças-feiras das 15h às 16h30 era a hora em que travava as batalhas mais difíceis e a sala de Moral era o ring destas batalhas. Batalhas essas que podiam ser contra mim mesma onde me questionava de tudo e revivia a minha vida em minutos, ou até mesmo contra os outros, nestas muitas vezes a vitória era mútua. Ao entrar na sala de Moral todas e quaisquer rivalidades eram postas de lado e trocadas por um olhar ou sorriso de compaixão.

Quero com isto dizer que esta disciplina ensina-nos a viver, mas a viver da forma correta. Fez-me necessitar de enxugar as lágrimas daqueles que estão ao meu alcance para encontrar a minha felicidade. Mas se em vez de enxugar as lagrimas aqueles que estão ao meu alcance, eu enxugar aos que me são inalcançáveis, essa felicidade será em dobro. Pergunto-me se aprendi este valor, na minha opinião tão essencial em três meses, o que poderia aprender com EMRC em 3 anos?
Considero-me sortuda, por ter passado pela Escola Secundária de Peniche, porque EMRC não é uniformemente benéfica desta forma. Pela situação em que me encontro, posso afirmar que mais do que as outras disciplinas, EMRC é feita pelo professor. Pois como se pode dar aulas de culinária se não se souber cozinhar?

Beatriz Monteiro Cristiano

(A Beatriz foi aluna da turma 10.º LH1 do Curso de Linguas e Humanidades, na Escola Secundária de Peniche. Foi transferida no final de Janeiro para a Escola  Secundária Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória nos Açores) 

Comentários

Mensagens populares