...Testemunhos da XXIX:ª Peregrinação...

"Bem não sei bem como começar o meu testemunho…tenho tanta coisa para dizer, apenas posso dar a certeza que recordarei estes momentos com grande amor e carinho.
Estes quatro dias foram maravilhososamente lindos. Passei a dar valor a pequenas coisas, nunca uma bacia de água fria, um simples sorriso, nunca uma mão estendida, um abraço, um ombro amigo me souberam a TANTO me souberam tão bem...

Para ser sincera, no segundo dia dizia para mim mesma que nunca mais iria voltar a peregrinar. O cansaço, as dores estavam a apoderar-se de mim, nessa altura apenas estava a pensar com a cabeça e não com o coração.

Mas a última noite em que estivemos todos juntos, a noite em que queimámos as nossas intenções mudou e muito a maneira de eu pensar. Vi pessoas muito importantes para mim a sofrer, a chorar e eu ali impotente… tentando ser forte e não chorar, até que não consegui mais “quando já nada nos cabe no coração escorre-nos pelos olhos”, e então chorei, chorei, chorei e sabem que mais? Foi libertador, precisava daquilo há tanto tempo! Foi um dos momentos em que me senti mais apoiada e um dos momentos que recordo com mais carinho, tentaram animar-me, cantaram para mim, abraçaram-me, estenderam me uma mão, um ombro… não consigo explicar...só sei que me senti tão bem :)
A chegada a Fátima momento que muito dificilmente alguém pode esquecer, basta querer que teremos alguém para abraçar! Todas as dores, todos os problemas, TUDO desaparece num abraço apertado.
Foi bom voltarem a repor a tradição da troca de postais, dar um postal a alguém que nos marcou.  Foram muitos a quem eu escrevi e talvez devesse ter escrito a muitos mais. Também os recebi e senti que gostavam de mim, é bom saber que não só me marcaram a mim mas que também eu marquei alguém. Muitas destas frases (e outras) vão ficar gravados no meu coração:
“Rir faz bem à alma, por isso tu fazes-me bem”
“Só sei coisas boas de ti”
“és pequenina de tamanho, mas enorme em coração”
“obrigada pelas massagens, pela companhia”
“minha pequenina, nesta peregrinação foste algo único”
Espero que os autores destas frases não se zanguem por as ter revelado, mas são tão importantes para mim que precisam de ser partilhadas!
Se pudesse ficaria aqui a escrever páginas e páginas sem fim, há coisas que nem palavras e imagens conseguem descrever e explicar.
Obrigado a todos os que me ajudaram nesta caminhada (a amigos que já conhecia e a outros que fiquei a conhecer) cada um me marcou à sua maneira. Um grande obrigado à equipa de apoio e aos professores de moral (professores do meu coração) pois sem eles nunca teria chegado a Fátima e vivido momentos maravilhosos e únicos.
Orgulho-me de pertencer a esta família, à gigante família dos alunos de Moral. Aprendi verdadeiramente o significado da expressão “Aluno de Moral uma vez, Aluno de Moral sempre!!”

Mariana Santulhão

11ºCT2

Comentários

Mensagens populares